domingo, dezembro 21, 2008

Missas do Parto



















As Missas do Parto são celebradas entre 16 e 24 de Dezembro, preferencialmente bem cedo de manhã, antes do alvorecer, e destinam-se a invocar os nove meses de gravidez da Virgem Maria.


Estas celebrações, praticadas em todas as paróquias da Madeira, são realizadas na transição da noite para o dia para conferir o simbolismo de que o menino Jesus é a luz que nasce para o mundo inteiro.


Estas missas, consideradas como a adaptação local das Novenas ao Menino Jesus praticadas nos séculos XVIII e XIX no Norte de Portugal, fazem parte da tradição religiosa da Madeira e culminam com a Missa do Galo, anunciadora do nascimento de Jesus.


As Missas do Parto são muito participadas, quer no seu ritual religioso, com entoações de cânticos antigos que especialistas, entre os quais o padre Pita Ferreira ("O Natal na Madeira"), admitem poder remontar à época do povoamento do arquipélago, quer na parte lúdica e pagã, com grandes convívios nos adros das igrejas, onde não faltam os comes-e-bebes e a música de cariz popular.


"Confirmei que as Missas do Parto estão tão metidas na alma desta gente, que são expressão de uma fé, que é viva, de uma fé que é uma tradição muito grande e, por isso mesmo, é arreigada e profunda", disse à comunicação social D. António Carrilho, no final da celebração eucarística.


O bispo do Funchal revelou ter gostado desta tradição por ter sentido que, "aqui, o Natal tem Jesus no centro pois, se não tiver, deixou de ter o sentido de Natal".

Fonte: RTP

Sem comentários: